Como negociar CFD’s de criptomoedas

0
268
No que consistem os CFD's

Começando pela definição da sigla, CFD’s (“Contract for difference” ) são instrumentos financeiros derivados sob a forma de um contrato que se realiza entre duas partes e tem como objeto a variação da cotação de um determinado ativo.

O facto de ser um instrumento financeiro derivado e estar sobre a forma de um contrato representa que o ativo nunca estará na posse do investidor, isto é, se comprar um CFD sobre petróleo, não vai ter os barris de petróleo em sua casa, mas vai sim negociar apenas a variação do preço da matéria prima.

Principais características dos CFD’s

·Instrumentos financeiros derivados;

·São produtos alavancados, isto é, as corretoras permitem que os investidores tenham uma exposição ao mercado superior ao seu investimento;

·Instrumentos financeiros arriscados, em que pequenas variações no preço do ativo podem levar a perdas excessivas (nunca poderá ultrapassar o montante da conta).

·Permitem ao investidor ganhar com a subida e com a queda do valor do ativo subjacente;

Como os CFD’s poderão ser benéficos no mercado das criptomoedas.

 

Alavancagem e micro-lotes 

alavancagem

Os CFD’s permitem que possa investir, por exemplo, em bitcoin com um valor bastante inferior ao valor de mercado da criptomoeda. Isto é, o investidor poderá entrar com uma ordem de mercado com um valor mínimo de 32 euros (10 micro-lotes) e com uma alavancagem de 2:1 (novas regras da ESMA que entram em vigor a 1 de agosto), consegue ter uma exposição no mercado de 64 euros o que irá aumentar o impacto dos ganhos ou perdas.

 

Beneficiar das quedas

 Uma das características deste produto financeiro é permitir que o investidor possa beneficiar tanto com a subida como com as quedas do valor do ativo.

beneficiar das quedasCaso considere que o ativo tem margem para valorizar, entrando com um posição longa (de compra) e o movimento do mercado vá de encontro com o esperado, o investimento irá valorizar, como habitual nos produtos financeiros simples.

A grande diferença está nos casos em que considere que o ativo possa desvalorizar, entrando com um posição curta (de venda) e o ativo perca valor de mercado, irá valorizar o investimento mesmo numa situação de queda.

O que são CFDs

Vejamos a imagem acima e suponhamos que um investidor que tenha uma bitcoin a 16 de dezembro de 2017, teria em carteira num valor de 18.717 USD. Perante a queda de 60% desde dezembro até fevereiro de 2018, o investidor teria uma quebra de mais de metade do seu investimento.

Agora suponhamos que outro investidor na altura em que a bitcoin atingiu o seu pico, entraria com uma posição curta (venda) sobre a bitcoin, iria beneficiar da queda do ativo em 60% e valorizar o seu investimento.

A capacidade de abrir uma posição longa ou curta e o facto de os CFDs serem um produto alavancado fazem com que esta seja, atualmente, uma das mais flexíveis e populares formas de trading de movimentos curtos nos mercados financeiros. 

Escrito por: David Silva

Affiliate Manager XTB Portugal

Isenções de responsabilidade: Mundo Moedas não se responsabiliza pela qualidade, tom, precisão do conteudo ou qualquer promoção publicada nesta página, o leitor deve sempre fazer as suas próprias pesquisas e assumir responsabilidade por todas as suas ações, Mundo Moedas tem apenas intenção de partilhar histórias e conteúdos sobre as criptomoedas e não se responsabiliza por danos causados. 

Aviso de risco: Contratos por diferença (CFD’s) são produtos alavancados e apresentam um elevado risco de perda rápida de dinheiro devido ao efeito de alavancagem. As suas perdas, caso ocorram, nunca poderão exceder o valor depositado. Este tipo de produtos requerem uma análise cuidada e poderão não ser adequados a todos os investidores, pelo que é necessário compreender os riscos e aconselhamento independente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here