Novas regras da ESMA e os próximos Seminários presenciais

0
147
novas regras da ESMA
Com a entrada em vigor da MiFID II, os investidores de retalho viram as suas condições de negociação serem alteradas, começando pela extinção total das opções binárias desde 2 de julho de 2018, que obrigou todas as corretoras reguladas a nível europeu a eliminarem este produto para clientes de retalho, estando disponível apenas para clientes institucionais. Outra das medidas impostas pela reguladora europeia de modo a proteger os investidores, passou pela alteração das alavancagens oferecidas aos clientes na negociação de CFD’s.

 

A 1 de agosto de 2018 todas as corretoras que se encontram sob alçada da ESMA (autoridade europeia de supervisão dos mercados financeiros), foram obrigadas a alterar e padronizar as condições de negociação dos CFD’s para todos os seus clientes, para que estes passassem a estar mais protegidos ao terem posições mais reduzidas e com menor exposição ao risco.

O que se alterou com a entrada em vigor das novas regras?

Novas alavancagens: 
  • Principais pares cambiais – 30:1
  • Restantes pares cambiais, ouro e principais índices – 20:1
  • Matérias primas (que não ouro) e restantes índices – 10:1
  • CFD’s ações – 5:1
  • Criptomoedas – 2:1
As novas alavancagens requerem que os investidores necessitem de uma margem superior
para abrirem as mesmas posições, vejamos o exemplo do EURUSD. Na XTB, os investidores necessitavam de uma margem de apenas 1.000 euros para abrir um lote, a partir de agosto passaram a necessitar de 3.333 euros para abrir a mesma posição. Este aumento de margem requerida para abrir a mesma posição faz com que as movimentações do mercado tenham menor impacto no investimento feito.
Contudo, na XTB é possível que os clientes mantenham as alavancagens anteriores
(5:1 no caso das criptomoedas), obtendo um estatuto profissional, registando-se através do link: https://pt.xtb.com/pro-trader-lp-1. O processo de aprovação como cliente profissional demora, em média, cerca de 1 semana caso o cliente cumpra os requisitos e tenha os documentos disponíveis.
  • Margem mínima requirida: A partir de 1 de agosto, os investidores passaram a ter uma nova margem mínima requirida para aguentar as suas posições, passando assim de 30% para 50%, o que, por um lado, dá menor margem para aguentar possíveis posições perdedoras, mas por outro, permite que os clientes percam menos em termos percentuais do montante investido.
  • Proteção de saldo negativo: O facto de não ficar com saldo credor para com a
    corretora já não é uma novidade para a XTB, uma vez que foi uma corretora pioneira
    neste campo ao não permitir que os clientes perdessem mais do que o montante que
    tinham na conta. A novidade? É que mesmo com estatuto profissional, na XTB os
    clientes não poderão ter saldo negativo, ao contrário do que acontece em muitas
    outras corretoras que se aproveitarão do facto de não ser uma exigência da ESMA para
    contas profissionais e dos clientes não terem conhecimento disso.

No que diz respeito às comissões de negociação, a apesar do aumento de margem requirida para abrir novas posições, a XTB vai manter as comissões de negociação praticadas anteriormente o que irá beneficiar bastante os clientes. Vejamos o exemplo:
Ao abrir uma posição de 0.01 lotes em EURUSD, os clientes da XTB necessitam de uma margem de 33,30 euros com uma comissão de 0,07 euros, o que corresponde a 0,21% do valor de margem.
Antes de agosto, para 0.01 lotes de EURUSD eram necessários 5 euros de margem
com uma comissão de 0,07 euros, o que correspondia a 1,21% da margem. Ou seja, os clientes passaram de uma comissão de 1.21% para 0.21% com a entrada em vigor das novas regras. Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas dos clientes, estabelecer novas estratégias de negociação e cobertura de risco, a XTB vai desenvolver dois webinars especiais para que possam negociar com sucesso com as novas alavancagens
(inserir link: https://pt.xtb.com/esma-webinars-af presente nas marketing tools):
  • 5 de Setembro – 22H (destinado a clientes e não clientes da XTB) – Enquadramento das novas regras e estratégias.
  • 12 de Setembro – 22H (destinado apenas a clientes da XTB) – Estratégias de negociação e diversificação do risco.

Escrito por: David Silva

Affiliate Manager XTB Portugal

Isenções de responsabilidade: Mundo Moedas não se responsabiliza pela qualidade, tom, precisão do conteudo ou qualquer promoção publicada nesta página, o leitor deve sempre fazer as suas próprias pesquisas e assumir responsabilidade por todas as suas ações, Mundo Moedas tem apenas intenção de partilhar histórias e conteúdos sobre as criptomoedas e não se responsabiliza por danos causados.

Aviso de risco: Contratos por diferença (CFD’s) são produtos alavancados e apresentam um elevado risco de perda rápida de dinheiro devido ao efeito de alavancagem. As suas perdas, caso ocorram, nunca poderão exceder o valor depositado. Este tipo de produtos requerem uma análise cuidada e poderão não ser adequados a todos os investidores, pelo que é necessário compreender os riscos e aconselhamento independente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here